quinta-feira, 19 de maio de 2011

ENTREVISTA: UTILIZAÇÃO DE TESTES PSICOLÓGICOS

 

RELATÓRIO DE VISITA AO SINE BAHIA

Observou-se presteza no atendimento quando da chegada dos alunos, na observação das instalações viu-se que era agradável e confortável.
Recebido pela Psicóloga Nicole Santos, que após as praxes de apresentação discorreu sobre as atividades do SINE Bahia, sua estrutura Física, Administrativa e serviços dispensados aos que vão buscar apoio para suas necessidades de emprego.
A psicóloga Nicole, Coordenadora da Unidade Central, falando sobre o que era o SINE antes, e depois das reformas que se processaram no âmbito da estrutura e do entendimento.  Hoje o SINE Bahia comporta 122 Unidades cobrindo 108 Municípios. O SINE mantém divulgação em jornais, emissoras de TV (no total de 6), Publicação de impressos, divulgação em blogs, mantém contato com as empresas solicitadas de profissionais  no sentido de tomar conhecimento das vagas oferecidas e também para realizar  pesquisa  do que essas empresas estão  realmente precisando quando anunciam suas vagas.
O SINE Bahia adota uma metodologia de trabalho que inclui visita às empresas oferecendo o serviço e também para troca de informações, serviço de consultoria interna e externa, serviço de psicólogo que são responsáveis pelo processo seletivo, mantém ainda uma Unidade para atendimento aos portadores de deficiências, não adotando uma abordagem assistencialista, mais sim fazer ver a este deficiente que ele pode ser capaz de uma atividade, procurando resgatar sua dignidade de cidadão. Dessa forma oferece capacitações despeitando a extensão de sua deficiência, por exemplo: mantem um curso de LIBRAS (linguagem de sinais). 
O SINE Bahia disponibiliza inscrições para cursos e oficinas, numa média de atendimento de 700 pessoas.
Foi-nos explicado o processo de atendimento ao trabalhador desde a sua primeira visita até efetivação de sua contratação pela empresa, nesse processo há uma entrevista inicial, para conhecimento do profissional, aplicação de testes psicométricos no sentido de avaliar as potencialidades que o candidato possui e também para saber se está enquadrada no perfil solicitado pela empresa que oferece a vaga.
Perguntado sobre a aplicação dos testes quanto a sua operacionalidade, nos foi relatado que seguia os processos discutidos e expostos em sala de aula, no tocante utilização de rapport, aplicação, correção e cuidados tanto a respeito do candidato como também da especificidade dos testes e sua proteção.
Vale Salientar que todo o serviço oferecido pelo SINE Bahia é inteiramente gratuito e está vinculado ao Ministério do Trabalho.

ENTREVISTA REALIZADA NO SINE-BAHIA
DADOS GERAIS DA ENTREVISTADA

Nome:   Nicole Santos
Formação: Bacharel em Psicologia pela UNIFACS – Universidade Salvador, Especialização em Docência do Ensino Superior pela UNIFACS e Mestrado de Docência de Ensino Superior pela UFBA – Universidade Federal da Bahia.
Instituição (Faculdade): UNIFACS – Universidade Salvador (Bacharelado e especialização) e UFBA – Universidade Federal da Bahia. (Mestrado).
Quanto tempo de formado: Um ano em graduação de Psicologia.

1- Quais são as atividades que você realiza vinculadas à sua área de atuação (psicologia organizacional)?
R. Minha área de atuação não é só na organizacional. Eu atuo no Sine-Bahia com Psicologia Organizacional e do Trabalho. Cabe a mim responder pelos processos, a dar atendimento aos empregadores, aos trabalhadores que solicitam atendimento mais específicos, supervisiono os estagiários de Psicologia, procurando desenvolver nossos técnicos (estagiários) com o potencial que eles apresentam.
2 - Há quanto tempo você utiliza testes na sua prática profissional?
R. Desde que eu comecei a estagiar (3º semestre) já manuseava os testes; eu aprendi na prática, para depois aprender na teoria. Na minha formação, só víamos disciplina de testes psicológicos a partir do 5º semestre. Quando fui para a teoria, eu já tinha a experiência na prática, e fui convidada pela professora a ser monitora de avaliação psicológica, por conta da experiência anterior prática, isso me ajudou muito.
3 - Quais são os testes mais utilizados por você? O que eles avaliam?
R. Aqui no Sine-Bahia, os testes que mais aplicamos é o teste de atenção concentrada, mais especificamente o “AC”, teste de inteligência não verbal, R1, G36, G38 e teste de personalidade. Temos também o palográfico, o Quati e o CPS.
4 - Qual a importância do teste psicológico no processo de avaliação psicológica do testando?
R. Mais importante que aplicá-lo é saber como examinar os dados obtidos, definir qual teste apropriado, verificar se os dados observados são relevantes ou não; não usá-lo aleatoriamente aproveitando os resultados para colaborar com a entrevista, e nunca considerá-lo como sendo único instrumento a ser utilizado pelo avaliador.
5 - Em quais situações faz-se necessário o auxílio de outro profissional na aplicação dos testes?
R. Depende do lugar e do contexto, no caso de aplicação de teste não acho necessário, pois pode interferir no mesmo.
6 - Quais cuidados você adota na escolha, na aplicação e correção dos testes psicológicos?
R. Deve-se ter um cuidado com a própria formação. O diferencial do psicólogo em relação a outros profissionais é a capacidade de escuta, um olhar diferenciado, e sua capacitação tórica, uma vez que os testes não produzem material necessário para um diagnóstico apurado, eles dão suporte ao embasamento teórico. É importante o esclarecimento em relação ao instrumento utilizado, favorecer o entendimento e o desempenho dos sujeitos submetidos aos testes. Nossa formação é voltada para o ser humano.
7 - Você elabora laudos para todas as avaliações psicológicas que realiza? Se não como registra os resultados das avaliações?
R. Sim, todos os processos são realizados, é feito um laudo psicológico que deve ser arquivado por cinco anos.
8 - De que maneira o candidato tem acesso aos resultados  dos  testes a que foi submetido?
R. Através da empresa que solicitou a seleção, que recebe as informações com os resultados obtidos no processo de avaliação. Caso o candidato (a) deseje tirar dúvidas sobre sua avaliação, pode procurar nosso departamento no SINE para procedemos esse retorno, pois a empresa não tem acesso ao parecer psicológico dos candidatos.
9 - Existe algum procedimento especial para aplicação de testes para portadores de necessidades especiais? Qual?
R. Não. É preciso avaliar qual o tipo de deficiência.
10 - Quando você se depara com um indivíduo emocionalmente abalado numa aplicação de teste psicológico, o que você faz?
R. Primeiro, retirar o candidato da sala, acolher essa demanda, chamando-o para conversar e avaliar suas emoções, o que está sentindo, depois se perceber que esta melhor liberá-lo para fazer o teste, senão remarcar, e se o contexto permitir processar a avaliação individual. Por isso eu ressalto que é importante fazer teste com pequenos grupos, pois o psicólogo, pode assim ter melhor percepção de como está cada candidato.
11 - O Sine Bahia utiliza testes realizados através de meio virtual? Por quê?
R. Não. Pois não são validados pelo Conselho Regional de Psicologia.
Vale salientar a importância de trabalhar com o candidato pessoalmente, observá-lo na hora da aplicação de teste. Pela internet existem grandes probabilidades de fraude.
O que temos virtualmente é crivo de correção de alguns testes.
12 - Quais os cuidados que o profissional deve ter na avaliação para obter um resultado fidedigno? 
R. É a nossa capacidade de escuta, a forma de fazer a avaliações, o olhar para o ser humano e temos o conhecimento.
13 - Há um limite de testes que podem ser aplicados por seleção? Por quê?
R. Sim. Pelos menos dois testes, pois temos que ler, entender o teste e estudar os dados, e além do mais temos que ter cuidado para não valorizar excessivamente o teste.
14 - Qual o procedimento realizado com o candidato que não é aprovado?
R. Não há procedimento para o candidato reprovado. Os resultados das avaliações são enviados para a empresa, que irá proceder ou não a contratação.
15 - O que influenciou você a escolher essa linha de trabalho?
R. Eu sou apaixonada pela psicologia, atuo na clinica e sou docente, nunca fiz restrição a nenhuma área, porém tenho as minhas limitações. Mas foi através do estágio que comecei trabalhar no Sine e hoje sou contratada.
16 - É papel do psicólogo no momento do teste avaliar o emocional dos candidatos?
R. Sim. Aplicar teste não é só esperar que execute a tarefa, mas é você ter um olhar cuidadoso para perceber se o estado emocional do candidato o está prejudicando.
17 - Houve algum caso específico durante a aplicação do teste que marcou sua área profissional?
R. Sim, aqui no SINE Bahia. Em uma entrevista de auxiliar de carga e descarga só com homens, na hora da entrevista agente passa uma ficha de controle junto com uma caneta e pede para cada candidato assinar e percebi que um determinado tempo que outros candidatos não tinham assinado a lista e o ultimo a assinar ficou com a caneta e falou que eu tinha dado a ele nisso fique já preocupada, mas observando. Entre ele e o outro candidato tinha uma cadeira vazia, e quando acabou ele ficou por ultimo e veio até a mim e disse:- “Olha pró, tem um candidato que ficou sem assinar estava do meu lado.” Eu fiquei com medo, pois não tinha ninguém a lado dele, e ele tava me retratando como uma professora então eu respirei conversei com ele com jeitinho e ele foi embora, e a parti daí ele começou a aparecer em todas as entrevistas que tinha aqui, com a mesma roupa, mesmo penteado mesmo ele não se inscrevendo e nisso fiquei aflita, mas consegui sair dessa.

 
CONCLUSÃO

Diante dos fatos argumentados pela Psicóloga Nicole Santos, pôde-se perceber que os Testes Psicológicos são ferramentas de grande valia na vida das pessoas, das clínicas, das organizações, das pesquisas básicas.
A aplicação dos testes psicológicos no Sine Bahia tem uma grande importância na inserção do candidato no mercado de trabalho, entretanto, ressalta-se a grande e crucial seleção através da entrevista com o mesmo; o que quer dizer que, os testes psicológicos por si só, não tem a eficácia para avaliar o candidato em todos os aspectos, apenas na habilidade específica que se avalia no teste aplicado.
É preciso ter cautela quanto à avaliação dos testes também no momento da aplicação, já que os fatores externos (local, ambiente, ruídos...) tem uma grande interferência no rendimento do candidato, o que implicará nos resultados.
Figueiredo (1999:55) cita que é por intermédio da Grafologia será possível ter uma análise quanto às tendências do Profissional avaliado, como a agressividade, a capacidade de assimilar mudanças, desenvolver a criatividade e a produtividade, o dinamismo, a participação e a cooperação.
Sendo assim os psicólogos tem uma crucial participação através da sua capacidade de escuta e interligado a isso, a ferramenta também decisiva para o candidato, os testes psicológicos. Trabalhando em relação as duas ferramentas utilizadas especialmente pelos psicólogos é possível obter grandes êxitos com probabilidade de erros menores.

0 comentários:

Postar um comentário